quinta-feira, 3 de março de 2022

 Como escolher vasos para plantas? 

Entenda quais os pontos principais na hora de escolher vasos que, além de ornarem com a decoração, sejam ideais para a saúde de sua plantinha

Uma grande dúvida da maioria dos "pais de planta" é sobre como escolher o vaso ideal para sua plantinha, já que esse objeto não é uma simples definição de decoração, e pode ser crucial para a saúde do jardim dentro de casa. Muitas vezes, ao transplantar a muda em um novo vaso, percebemos a planta murcha e sem vida - e isso com certeza significa que você acabou escolhendo um modelo inadequado.

Como escolher vasos para suas plantas (Foto:  )Salvar

Para evitar essa situação e garantir que o vaso seja o ideal, é preciso entender mais sobre a espécie que você tem em casa. O tamanho da raiz ou a velocidade do crescimento são fatores fundamentais nessa escolha, já que o produto precisa ter o espaço adequado para a planta se desenvolver adequadamente. "O importante é escolher um vaso que tenha um tamanho proporcional à planta adulta. O ideal é que o vaso tenha mais ou menos a dimensão do tamanho da copa da planta,  porque a raiz se desenvolve aproximadamente desse tamanho, então é mais uma questão de proporção mesmo", explicam os paisagistas Luiz Gustavo e Luiz Fernando, da Folha Paisagismo.

Como escolher vasos para suas plantas (Foto:  )

Vaso da coleção Cumbuca, assinada por Marcelo Rosenbaum e Fetiche para Vasap

Salvar

Atenção também diante da frequência da rega da planta, já que, como comentam os especialistas, o sistema de drenagem pode escoar mais ou menos água, então é preciso escolher um vaso que atenda essas demandas. Além disso, o material também pode afetar nessa decisão. "Por exemplo, um vaso muito poroso como a cerâmica pode perder e evaporar mais água. Nesses casos, prefira um vaso de plástico, de polietileno, vitrificado, ou algo similar", explicam.

Vale ressaltar a diferença entre vasos e cachepots. Os cachepots nada mais são do que porta vasos, ou seja, objetos mais bonitos que são produzidos em diversos materiais, mas que não possuem qualquer sistema de drenagem ou funcionalidade além de trazer mais charme para o local. 

Como escolher vasos para suas plantas (Foto:  )Salvar

"O cachepot tem esse nome pois é mais decorativo, portanto não costuma ser aquele vaso para realizar o plantio. Ele é mais belo e costuma ficar à mostra, então acaba escondendo um vasinho mais simples onde a espécie foi plantada", dizem os paisagistas, que também indicam como utilizar esse produto de decoração: "Sugerimos que o cachepot seja montado com uma camada de argila expandida embaixo, para garantir que o vaso da planta não ficará encostado no fundo. Então, no caso de acumular água, a planta não ficará afogada, gerando mais segurança por conta dessa camada drenante".

Como escolher vasos para suas plantas (Foto:  )Salvar

Em relação a como a peça combinará com a decoração do ambiente, Silvana Novaes, diretora da Vasart, loja especialista em vasos decorativos, afirma que isso vai do gosto de cada um, porém, também elege três elementos para levar em conta na hora da escolha. "Primeiro, leve em conta a paleta de cores do ambiente, onde você pode combinar com o restante dos elementos da casa ou, pelo contrário, pode dar um up no espaço apostando numa paleta diferente".

Outros aspectos para levar em conta são o tamanho e o design, já que, para facilitar sua escolha, você pode investir em estilos semelhantes ao restante da casa.

"Outra funcionalidade importante para comentar é o sistema de autoirrigação, que pode ser muito útil na correria do dia a dia e garante a saúde da planta. Por isso, vale a pena investir em vasos autoirrigáveis", finaliza ela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário