Você chega em casa e sua única vontade é ficar inerte no sofá, enquanto qualquer coisa é exibida na tevê? No trabalho, gasta horas executando certa tarefa que normalmente tomaria um terço do tempo? Sem contar a sensação de estar sempre cansada, mal-humorada e com vontade de fazer nada em tempo integral? Pode ser o ambiente, que está sugando sua energia.
"Algo ruim pode ter acontecido ali, colaborando para a perda da vitalidade do lugar —o espaço absorve a energia alheia para se equilibrar", explica Edu Scarfon, bruxo, tarólogo e astrólogo.
Segundo ele, o ambiente também pode estar sendo habitado por pessoas com energia de baixa frequência ou enfermas emocional e fisicamente.
Veja abaixo o que fazer para se proteger :
Cristais
Se puder adotá-los no ambiente, melhor —em cima da mesa de trabalho ou num cantinho da estante, por exemplo. Também dá para carregá-los no bolso, em último caso.
- Turmalinas negras absorvem as energias negativas que pairam sobre um local, neutralizando-as.
- Selenitas colaboram com a purificação e elevam a consciência das pessoas para que vençam suas limitações e bloqueios.
- Quartzos transparentes purificam e revigoram um lugar.
Fontes d'água
Mesmo pequena, uma fonte é ótima recomendação para quem deseja atrair o "chi" (a energia vital) para qualquer ambiente. A água em movimento colabora para que haja boas vibrações e certa fluidez no local.
Plantas e flores
O verde natural renova a energia que paira sobre um lugar. "Também colabora para que tudo esteja sob uma atmosfera de equilíbrio", acrescenta o especialista. Caso queira garantir vibrações de alta frequência, além das plantas, adote algumas flores, preferencialmente vermelhas, amarelas ou alaranjadas, que trazem mais vida.
Animais
Assim como as plantas, animais são bem-vindos, já que podem contribuir com o ambiente, neutralizando as energias ruins e restaurando as boas. Gatos e cachorros ajudam muito nesse assunto. "E certamente será uma ótima e amorosa companhia para todos", lembra Edu.
Cores
Um ambiente neutro pode se revelar sem vida e árido demais, sem contar que cinza, preto e marrom estão entre os tons que afetam a energia.
"O cinza está ligado à confusão, o preto à obscuridade e o marrom à rigidez", acredita o bruxo.
Se os móveis do cômodo forem escuros demais, acrescente peças decorativas em tonalidades mais vivas e felizes. Ainda falando em cores, sempre que tiver que encarar um ambiente "conturbado", use roupas pretas para se proteger - a cor oculta as pessoas dos males. Ou, ao contrário, aposte numa cartela cromática alegre para dar um banho de boas vibrações no ambiente. Só recomenda-se fugir dos tons pastel.
Banhos
Outra maneira de encarar ambientes que sugam sua energia é apostar em banhos de proteção. A dica de Edu é preparar infusão à base de ervas, como arruda, manjericão, cravo-da-índia, casca de alho e cebola, hortelã, dente-de-leão e espada-de-são-jorge.
"Depois, lance-a sobre o corpo, após o banho de higiene, pedindo que esteja protegido dos males", recomenda.