quinta-feira, 31 de março de 2022
quarta-feira, 30 de março de 2022
terça-feira, 29 de março de 2022
segunda-feira, 28 de março de 2022
domingo, 27 de março de 2022
sábado, 26 de março de 2022
sexta-feira, 25 de março de 2022
quinta-feira, 24 de março de 2022
quarta-feira, 23 de março de 2022
terça-feira, 22 de março de 2022
segunda-feira, 21 de março de 2022
Por que provavelmente você nunca comeu um peixe fresco no Brasil Mesmo peixes recém-pescados não necessariamente têm as características de um pescado considerado fresco Imagem: Getty Images/iStockphoto Gabrielli Menezes De Nossa 21/03/2022 04h00
No senso comum, peixe fresco é aquele que acabou de entrar na canoa. Se foi pescado na hora, está no seu máximo potencial de sabor. Quando se fala em análise profissional, porém, a ideia é outra.
O peixe pode ter saído do mar há oito dias e, mesmo assim, apresentar frescor de dar inveja. Isso porque a variável determinante para o uso da nomenclatura não é o tempo, e sim a qualidade sensorial, nutricional e técnica.
"Um peixe pescado na hora não é necessariamente o melhor para comer, assim como um peixe que demorou para ser consumido não é necessariamente ruim", defende Rodolfo Villar, um dos fundadores do projeto A.MAR, que desenvolve técnicas, protocolos e pesquisas de pesca artesanal no Bonete, em Ilhabela.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2022/03/21/peixe-fresco-no-brasil-por-que-voce-nunca-comeu-e-provavelmente-nao-comera.htm?cmpid=copiaecola
Ike Jime: O tratamento ideal A técnica de abate tradicional japonesa se chama ike jime. Seu fundamento principal é a morte cerebral, menos estressante, feita manualmente empurrando um utensílio fino acima do olho do animal. Depois, as guelras e a cauda são cortadas e um fio afiado entra na medula espinhal para que o sistema nervoso seja desativado por completo.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2022/03/21/peixe-fresco-no-brasil-por-que-voce-nunca-comeu-e-provavelmente-nao-comera.htm?cmpid=copiaecola
domingo, 20 de março de 2022
Horta caseira: veja o que você pode plantar no outono
Especialistas dão dicas de hortaliças que vão bem quando plantadas nesses meses de clima mais ameno
Hoje é dia de dizer adeus (ou na verdade um “até breve”) para os dias quentes do verão e recepcionar o outono, estação de temperaturas mais amenas e que tem início neste domingo (20). E, para quem possui horta caseira, este momento de troca de estações é perfeito para se planejar com relação ao que pode ser plantado na sequência para ter bons resultados.
1. Hora das folhagens

Em épocas mais frias, as folhagens são ótima opção para o plantio (Foto: Getty Images)
De acordo com Viviane, o clima mais frio que vem com a chegada do outono faz com que o metabolismo das plantas baixe um pouco. Com isso, ocorre uma diminuição na produção de folhas, flores e frutos. “Por isso, nesta época, podemos abastecer a horta de folhosas como alface, almeirão, chicória, couve, mostarda e espinafre”, conta a paisagista.
2. Agrião e rúcula também

Rúcula vai bem quando plantada no outono, principalmente na região Sudeste do país (Foto: Getty Images)
Duas hortaliças bastante adoradas pelos brasileiros, o agrião e a rúcula também são ótimos para plantar nessa época, segundo Fernanda. “O agrião vai bem agora principalmente na região Sul do país. Para cultivar, coloque de 3 a 5 sementes por cova com distanciamento de 15 centímetros”, orienta a engenheira.
Já a rúcula é superindicada para o cultivo nos estados da região Sudeste. Ela explica que o plantio pode ser feito por mudas ou por sementes – neste caso, utilize de 0,2 a 0,3 g de sementes com um espaçamento de 15 a 20 centímetros entre as linhas.
3. Aposte nas raízes tuberosas e bulbos

Esta é uma ótima oportunidade para adicionar cebolas na sua horta caseira (Foto: Getty Images)
Outra opção bacana para essa época é o cultivo de raízes tuberosas, como beterraba, cenoura e batata doce, segundo Viviane. Vegetais do tipo bulbo, como cebola e alho, também prosperam nesses dias mais frios de outono.
4. Abóboras e morangas

2 a 3 sementes por cova são suficientes para dar início ao plantio de abóboras (Foto: Getty Images)
Para quem gosta de abóbora e moranga, a boa notícia é que elas também vão muito bem quando plantadas nesta época – especialmente na região Centro-Oeste, de acordo com Fernanda. “Para cultivar, coloque de 2 a 3 sementes por cova em profundidade de apenas 1 a 4 centímetros”, ensina.
5. Feijão também vai bem

Feijão é uma leguminosa que você pode semear no outono (Foto: Getty Images)
Partindo para a família das leguminosas, o feijão também pode ser a estrela da sua horta caseira nos próximos meses. Para iniciar o cultivo, use 1 semente por cova com profundidade de 3 a 4 centímetros e espaçamento de 5 a 7 centímetros entre as plantas. Fernanda ressalta que essa dica é valida especialmente para os moradores de regiões mais quentes e secas, como o Nordeste.
20 DE MARÇO CHEGADA DO OUTONO
sábado, 19 de março de 2022
sexta-feira, 18 de março de 2022
quinta-feira, 17 de março de 2022
quarta-feira, 16 de março de 2022
terça-feira, 15 de março de 2022
BENVINDA HELOISE MARIA!
GUILHERME MENDES DUARTE
